domingo, 26 de julho de 2015

Segunda Guerra Mundial

A nova matéria para as turmas de 8ª série, é a Segunda Guerra Mundial, conflito militar global que durou de 1939 - 1945 e trouxe mudanças significativas de cunho político social e econômico para o mundo.

Saiba mais sobre este período histórico clicando no link a seguir: http://estudarhistoria123.blogspot.com.br/p/segunda-guerra-mundial.html

Bons estudos!

terça-feira, 16 de junho de 2015

Totalitarismo

Para entendermos a Segunda Guerra Mundial, precisamos saber sobre os movimentos totalitários. Nesta matéria vamos aprender sobre: Nazi-Fascismo, Stalinismo e os desdobramentos para o desencadeamento do Segundo conflito mundial entre nações. Acesse o link e saiba mais:

O Islã



Revolução Industrial



Esta matéria trata das mudanças tecnológicas iniciadas a partir do século XVIII, acesse o link e saiba mais:

Crise de 1929




Após a Primeira Guerra Mundial os EUA surgem como potência, entretanto em 1929 a superprodução desenvolvida por esse país ocasiona a crise. Acesse o link abaixo e saiba como aconteceu esse período histórico:
 http://estudarhistoria123.blogspot.com.br/p/crise-de-1929.html

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Café Mineiro 7ªs séries

Durante o primeiro trimestre foi realizado um trabalho de estudo sobre várias cidades mineiras com o objetivo de estudar as mudanças, permanências e cultura nestas cidades onde houve a concentração aurífera no século XVIII.
O projeto consistiu numa pesquisa e confecção de um folder pelos grupo com apresentação do que foi construído e pensado num café da manhã mineiro.

Veja como foi o nosso café no link abaixo:
http://estudarhistoria123.blogspot.com.br/p/cafe-mineiro-fotos.html

Equipe de História - ICS

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Cruzadinha Revolução Russa

     Galera da 8ª, pensando em vocês com carinho (sqn), preparamos esta cruzadinha. Se você prestou atenção na aula vai fazer ela tranquilo, se não, dê uma olhada na matéria o mais rápido possível:http://estudarhistoria123.blogspot.com.br/2015/04/revolucao-russa-parte-i.html

    Sem mais delongas aí está a cruzadinha, divirtam - se e não deem bobeira, vale visto.



Atenciosamente

Equipe de História - Escola ICS

sexta-feira, 10 de abril de 2015

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Mineração

O Desafio do Esquema





Meu caríssimo aluno (a), se você chegou até essa postagem é por que passou pelas demais etapas: Leitura, fichamento, aula dialogada e exercícios. Pensando na possibilidade de enriquecer o seu conhecimento, propomos a confecção de um texto autoral em que você explique o esquema acima. Salientamos que o texto deve seguir as seguintes normas:

* Ser autoral
* Ter entre 30 e 50 linhas
* Ter um título 

Sucesso em sua produção!!

Profª. Monica e  Profº. Ariel

quarta-feira, 8 de abril de 2015

O Feudalismo em Cinco Imagens

O Conceito. Afinal, o que é o Feudalismo?



O Feudalismo foi o sistema político, social, econômico e cultural característico da Europa, na Idade Média. Sua origem remonta a instituições romanas e germânicas e caracteriza-se pela concessão de feudos, geralmente, terras, tendo em troca proteção política e militar. Podemos dizer que o feudalismo tem como característica fundamental, os laços de reciprocidade e fidelidade estabelecido entre os homens. Tal reciprocidade poderia ocorrer de dois modos:

* Verticalmente -  Quando estabelecida entre camponeses e senhores feudais, sendo que os primeiros deviam obrigações ao segundo em troca de proteção.

* Horizontalmente - Quando essas relações se davam entre suseranos e vassalos, ou seja, entre dois nobres que juravam fidelidade e homenagens recíprocas. Nesse caso, o nobre doador do feudo - suserano- em troca de apoio, geralmente, militar concedia o beneficio ao outro nobre - vassalo.

A Economia



A economia feudal baseava-se na economia agrária, autossuficiente, amonetária ( praticamente não existia a circulação de moeda). Produzia-se para o consumo imediato. O trabalho era regulado pelas obrigações servis. tendo o servo como mão de obra essencial.

A Política



A politica era descentralizada. O rei reinava mas não governava, pois quem detinha o poder efetivo era os senhores feudais.
As relações entre a nobreza se davam por meio de ações recíprocas, baseadas no principio da suserania e vassalagem.

A Sociedade




A sociedade era estamental - praticamente não havia mobilidade social entre os grupos - e formada basicamente por três categorias: Clero, Nobreza e servos.


A Cultura



A Igreja Católica, devido a sua riqueza e forte organização interna, será a grande responsável por disseminar sua ideologia, influenciando a cultura e o modus vivendi da época, já que a sua autoridade religiosa fazia com que o mundo medieval girasse ao seu redor.




Feudalismo - 6ª Serie!



terça-feira, 7 de abril de 2015

Visita guiada ao Palácio Anchieta 7ª série

     Objetivando ampliar o conhecimento dos nossos alunos da 7ª série, foi realizado na manhã do dia 31/03/2015 uma visita guiada ao Palácio Anchieta, sede do governo do Espírito Santo e antiga residência Jesuíta. 
    O contato com este monumento foi bastante proveitoso, pois os alunos puderam observar o mobiliário, a arquitetura, os objetos e as histórias que fizeram parte da construção de nosso Estado. A aproximação com todas as fontes históricas presentes neste espaço facilitou a compreensão dos alunos, favorecendo a apropriação, não somente, de um pensamento histórico, mas principalmente de uma consciência histórica, pautada na valorização do patrimônio e na necessidade de sua preservação. 




Quer ver mais fotos da nossa visita? Dê um clique no link a seguir e confira: http://estudarhistoria123.blogspot.com.br/p/vista-pedagogica.html














quinta-feira, 2 de abril de 2015

Revolução Russa!!!!

A Rússia antes da Revolução

      

 Em 1894, subiu ao poder o Czar Nicolau II.  A condição social da Rússia era precária, a população russa vivia em extrema miséria e pobreza, pois pagavam altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II. O Czar governava de forma absolutista, ou seja, concentrava todos os poderes em suas mãos. De certa forma a insatisfação com o governo czarista era imensa. Estas insatisfações fazem com que aconteça o que ficou conhecido como:



  As greves de trabalhadores urbanos e rurais espalham-se pelo território russo. A população pedia democracia, mais empregos, melhores salários e o fim do czarismo. 
  Neste momento, três grupos e três diferentes propostas se defrontavam pelo poder:


   Em 1917, o governo de Nicolau II foi retirado do poder  e os Mencheviques assumem o poder sob o governo provisório de Kerenski.


 A Revolução Russa de outubro de 1917
  Pouca coisa havia mudado na Rússia com o governo de Kerenski. Liderados por Lênin então, os Bolcheviques lideraram uma nova revolução em outubro de 1917. 
  Conquistando o poder com esta revolução, Lênin e os sovietes implantaram o Socialismo* e possuíam como lema: "paz, terra, pão, liberdade e trabalho". Além dessas medidas, os Bolcheviques redistribuíram as terras para os trabalhadores do campo, nacionalizaram os bancos e passaram o poder das fábricas para a mão dos trabalhadores. 
  
  Outras medidas tomadas, foram a retirada imediata da Rússia da Primeira Guerra Mundial a partir do tratado de Brest- Litovsk, a criação do Exército Vermelho e a instalação do governo Comunista com partido único, neste caso o Partido Comunista. 



  Em 1922 é criada então a URSS - União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

 Este novo país teve grande crescimento principalmente a partir da criação da NEP - Nova Política Econômica, basicamente era o estabelecimento de uma coletivização e racionalização forçada dos meios de produção. 


   Para que a revolução triunfasse em outubro de 1917, uma pessoa teve papel especial, era ele: Leon Trotsky. Sua ação com o Exército Vermelho contra o Exército Branco, dos Mencheviques é parte importante da Revolução. Junto a Lênin e Stalin triunfaram na ideia de de vencer o Czarismo e assim dar uma nova situação social à Rússia e nações adjacentes, que logo se tornaram uma só, A União Soviética. 
Stalin, Lênin e Trotsky em foto de 1918 após a revolução de outubro. 
  Em 1924 Lênin morre e a pergunta que fica é, quem assumirá o poder e que rumos tomará a União das Repúblicas Socialista Soviéticas? 
  Stalin e Trostsky possuem ideias divergentes sobre a revolução. 

  Lênin preferia Trostsky, mas não teve força para fazer sua vontade prevalecer sobre o partido. Após sua morte em janeiro de 1924, uma junta governativa assume o poder e entre eles estava Stalin que a partir de conspirações e de uma campanha difamatória contra Trotsky, vira líder supremo da URSS neste mesmo ano. Além disso planeja e tem êxito no assassinato de Trotsky no Mèxico com golpes de picareta na cabeça. 

Assim, termina a era de Lênin, a revolução havia sido bem sucedida e começa uma nova era na URRS, a era de Stalin. 

  

sexta-feira, 27 de março de 2015

Aula Cantada #05 - Funk da Primeira Guerra Mundial e Vida nas Trincheiras!

   O Canal Aula livre.net: https://www.youtube.com/user/aulalivre apresenta um jeito novo e didático de explicar a Primeira Guerra Mundial, o Funk da Primeira Guerra Mundial.



    Abaixo acompanhe o relato de Raymond Naegelen soldado inglês sobre a vida nas trincheiras e logo após um esquema de como era de fato uma trincheira na guerra. 


    Se você não gosta de funk, nos links abaixo temos dois rock's que explicam também a Primeira Guerra Mundial. 
Bom estudo!

quarta-feira, 18 de março de 2015

As aventuras de TinTim e o Imperialismo na África!





   O filme "As aventuras de TinTim", do diretor Steven Spielberg se baseia em uma série de histórias em quadrinhos criada em 1929 pelo autor belga Georges Prosper Remi, mais conhecido como Hergé.
   O herói da série é o personagem TinTim, um jovem repórter e viajante belga. Ele é auxiliado em suas aventuras por seu fiel cão Milu. Nas Aventuras de TinTim podemos ver fantasia, mistério, espionagem e ficção cientifica.
  TinTim percorre muitos lugares, por exemplo: o Himalaia, a China, a América e inclusive a extinta URSS. Em suas viagens participa de guerras e vários tipos de aventuras.
   Suas histórias são mundialmente famosas, inclusive viraram filme, entretanto recebeu muitas críticas ao longo de sua existência.
    O episódio em questão aqui: "TinTim au congo" (no original em francês) conhecido no Brasil como "TinTim na África, foi publicado em 1930 e podemos considera-lo um dos mais polêmicos da série, foi inclusive modificado pelo autor em 1946, em uma história menor e colorida. A primeira edição de 1930 foi publicada quando o Congo ainda era uma colônia Belga.
   A história pode ser definida mais ou menos assim: TinTim é enviado ao Congo e por ironia do destino ele chega ao reino de Babaoro'm, onde ele se torna feiticeiro nomeado. Por um jogo de circunstâncias, ele se encontra confrontado com um bando de gângsters afiliados a Al Capone, que quer controlar a produção de diamantes.
   A imagem a seguir é uma das grandes modificações que a história sofreu por conta de seu Eurocentrismo e de certa forma preconceito racial.
    
Tradução: "Meus caros amigos, hoje vou lhes falar de sua pátria: a Bélgica".
   
   No decorrer da história nosso "herói" realmente vira herói da tribo após fazer uma série de grandes feitos, e por conta disso é inclusive carregado numa liteira por quatro africanos como podemos ver na imagem abaixo:

  E ao fim da história Tintim é visto como o maior exemplo de avanço, e toda a tribo deseja ser como O grande e lendário TinTim. 

  No link abaixo você pode ler toda a história e tirar suas conclusões a respeito da mesma. Lembrando que a edição dos link é a já modificada e publicada pela Editora Record em 1975.

http://www.2shared.com/file/oZi7B0Vg/As_Aventuras_de_Ti__m_-_Ti__m_.html

Boa Leitura!!!!