O Conceito. Afinal, o que é o Feudalismo?
O Feudalismo foi o sistema político, social, econômico e cultural característico da Europa, na Idade Média. Sua origem remonta a instituições romanas e germânicas e caracteriza-se pela concessão de feudos, geralmente, terras, tendo em troca proteção política e militar. Podemos dizer que o feudalismo tem como característica fundamental, os laços de reciprocidade e fidelidade estabelecido entre os homens. Tal reciprocidade poderia ocorrer de dois modos:
* Verticalmente - Quando estabelecida entre camponeses e senhores feudais, sendo que os primeiros deviam obrigações ao segundo em troca de proteção.
* Horizontalmente - Quando essas relações se davam entre suseranos e vassalos, ou seja, entre dois nobres que juravam fidelidade e homenagens recíprocas. Nesse caso, o nobre doador do feudo - suserano- em troca de apoio, geralmente, militar concedia o beneficio ao outro nobre - vassalo.
A Economia
A economia feudal baseava-se na economia agrária, autossuficiente, amonetária ( praticamente não existia a circulação de moeda). Produzia-se para o consumo imediato. O trabalho era regulado pelas obrigações servis. tendo o servo como mão de obra essencial.
A Política
A politica era descentralizada. O rei reinava mas não governava, pois quem detinha o poder efetivo era os senhores feudais.
As relações entre a nobreza se davam por meio de ações recíprocas, baseadas no principio da suserania e vassalagem.
A Sociedade
A sociedade era estamental - praticamente não havia mobilidade social entre os grupos - e formada basicamente por três categorias: Clero, Nobreza e servos.
A Cultura
A Igreja Católica, devido a sua riqueza e forte organização interna, será a grande responsável por disseminar sua ideologia, influenciando a cultura e o modus vivendi da época, já que a sua autoridade religiosa fazia com que o mundo medieval girasse ao seu redor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário