A Rússia antes da Revolução
Em 1894, subiu ao poder o Czar Nicolau II. A condição social da Rússia era precária, a população russa vivia em extrema miséria e pobreza, pois pagavam altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II. O Czar governava de forma absolutista, ou seja, concentrava todos os poderes em suas mãos. De certa forma a insatisfação com o governo czarista era imensa. Estas insatisfações fazem com que aconteça o que ficou conhecido como:
As greves de trabalhadores urbanos e rurais espalham-se pelo território russo. A população pedia democracia, mais empregos, melhores salários e o fim do czarismo.
Neste momento, três grupos e três diferentes propostas se defrontavam pelo poder:
Em 1917, o governo de Nicolau II foi retirado do poder e os Mencheviques assumem o poder sob o governo provisório de Kerenski.
A Revolução Russa de outubro de 1917
Pouca coisa havia mudado na Rússia com o governo de Kerenski. Liderados por Lênin então, os Bolcheviques lideraram uma nova revolução em outubro de 1917.
Conquistando o poder com esta revolução, Lênin e os sovietes implantaram o Socialismo* e possuíam como lema: "paz, terra, pão, liberdade e trabalho". Além dessas medidas, os Bolcheviques redistribuíram as terras para os trabalhadores do campo, nacionalizaram os bancos e passaram o poder das fábricas para a mão dos trabalhadores.
Outras medidas tomadas, foram a retirada imediata da Rússia da Primeira Guerra Mundial a partir do tratado de Brest- Litovsk, a criação do Exército Vermelho e a instalação do governo Comunista com partido único, neste caso o Partido Comunista.
Em 1922 é criada então a URSS - União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
Este novo país teve grande crescimento principalmente a partir da criação da NEP - Nova Política Econômica, basicamente era o estabelecimento de uma coletivização e racionalização forçada dos meios de produção.
Para que a revolução triunfasse em outubro de 1917, uma pessoa teve papel especial, era ele: Leon Trotsky. Sua ação com o Exército Vermelho contra o Exército Branco, dos Mencheviques é parte importante da Revolução. Junto a Lênin e Stalin triunfaram na ideia de de vencer o Czarismo e assim dar uma nova situação social à Rússia e nações adjacentes, que logo se tornaram uma só, A União Soviética.
|
Stalin, Lênin e Trotsky em foto de 1918 após a revolução de outubro. |
Em 1924 Lênin morre e a pergunta que fica é, quem assumirá o poder e que rumos tomará a União das Repúblicas Socialista Soviéticas?
Stalin e Trostsky possuem ideias divergentes sobre a revolução.
Lênin preferia Trostsky, mas não teve força para fazer sua vontade prevalecer sobre o partido. Após sua morte em janeiro de 1924, uma junta governativa assume o poder e entre eles estava Stalin que a partir de conspirações e de uma campanha difamatória contra Trotsky, vira líder supremo da URSS neste mesmo ano. Além disso planeja e tem êxito no assassinato de Trotsky no Mèxico com golpes de picareta na cabeça.
Assim, termina a era de Lênin, a revolução havia sido bem sucedida e começa uma nova era na URRS, a era de Stalin.