quarta-feira, 22 de abril de 2015

Cruzadinha Revolução Russa

     Galera da 8ª, pensando em vocês com carinho (sqn), preparamos esta cruzadinha. Se você prestou atenção na aula vai fazer ela tranquilo, se não, dê uma olhada na matéria o mais rápido possível:http://estudarhistoria123.blogspot.com.br/2015/04/revolucao-russa-parte-i.html

    Sem mais delongas aí está a cruzadinha, divirtam - se e não deem bobeira, vale visto.



Atenciosamente

Equipe de História - Escola ICS

sexta-feira, 10 de abril de 2015

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Mineração

O Desafio do Esquema





Meu caríssimo aluno (a), se você chegou até essa postagem é por que passou pelas demais etapas: Leitura, fichamento, aula dialogada e exercícios. Pensando na possibilidade de enriquecer o seu conhecimento, propomos a confecção de um texto autoral em que você explique o esquema acima. Salientamos que o texto deve seguir as seguintes normas:

* Ser autoral
* Ter entre 30 e 50 linhas
* Ter um título 

Sucesso em sua produção!!

Profª. Monica e  Profº. Ariel

quarta-feira, 8 de abril de 2015

O Feudalismo em Cinco Imagens

O Conceito. Afinal, o que é o Feudalismo?



O Feudalismo foi o sistema político, social, econômico e cultural característico da Europa, na Idade Média. Sua origem remonta a instituições romanas e germânicas e caracteriza-se pela concessão de feudos, geralmente, terras, tendo em troca proteção política e militar. Podemos dizer que o feudalismo tem como característica fundamental, os laços de reciprocidade e fidelidade estabelecido entre os homens. Tal reciprocidade poderia ocorrer de dois modos:

* Verticalmente -  Quando estabelecida entre camponeses e senhores feudais, sendo que os primeiros deviam obrigações ao segundo em troca de proteção.

* Horizontalmente - Quando essas relações se davam entre suseranos e vassalos, ou seja, entre dois nobres que juravam fidelidade e homenagens recíprocas. Nesse caso, o nobre doador do feudo - suserano- em troca de apoio, geralmente, militar concedia o beneficio ao outro nobre - vassalo.

A Economia



A economia feudal baseava-se na economia agrária, autossuficiente, amonetária ( praticamente não existia a circulação de moeda). Produzia-se para o consumo imediato. O trabalho era regulado pelas obrigações servis. tendo o servo como mão de obra essencial.

A Política



A politica era descentralizada. O rei reinava mas não governava, pois quem detinha o poder efetivo era os senhores feudais.
As relações entre a nobreza se davam por meio de ações recíprocas, baseadas no principio da suserania e vassalagem.

A Sociedade




A sociedade era estamental - praticamente não havia mobilidade social entre os grupos - e formada basicamente por três categorias: Clero, Nobreza e servos.


A Cultura



A Igreja Católica, devido a sua riqueza e forte organização interna, será a grande responsável por disseminar sua ideologia, influenciando a cultura e o modus vivendi da época, já que a sua autoridade religiosa fazia com que o mundo medieval girasse ao seu redor.




Feudalismo - 6ª Serie!



terça-feira, 7 de abril de 2015

Visita guiada ao Palácio Anchieta 7ª série

     Objetivando ampliar o conhecimento dos nossos alunos da 7ª série, foi realizado na manhã do dia 31/03/2015 uma visita guiada ao Palácio Anchieta, sede do governo do Espírito Santo e antiga residência Jesuíta. 
    O contato com este monumento foi bastante proveitoso, pois os alunos puderam observar o mobiliário, a arquitetura, os objetos e as histórias que fizeram parte da construção de nosso Estado. A aproximação com todas as fontes históricas presentes neste espaço facilitou a compreensão dos alunos, favorecendo a apropriação, não somente, de um pensamento histórico, mas principalmente de uma consciência histórica, pautada na valorização do patrimônio e na necessidade de sua preservação. 




Quer ver mais fotos da nossa visita? Dê um clique no link a seguir e confira: http://estudarhistoria123.blogspot.com.br/p/vista-pedagogica.html














quinta-feira, 2 de abril de 2015

Revolução Russa!!!!

A Rússia antes da Revolução

      

 Em 1894, subiu ao poder o Czar Nicolau II.  A condição social da Rússia era precária, a população russa vivia em extrema miséria e pobreza, pois pagavam altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II. O Czar governava de forma absolutista, ou seja, concentrava todos os poderes em suas mãos. De certa forma a insatisfação com o governo czarista era imensa. Estas insatisfações fazem com que aconteça o que ficou conhecido como:



  As greves de trabalhadores urbanos e rurais espalham-se pelo território russo. A população pedia democracia, mais empregos, melhores salários e o fim do czarismo. 
  Neste momento, três grupos e três diferentes propostas se defrontavam pelo poder:


   Em 1917, o governo de Nicolau II foi retirado do poder  e os Mencheviques assumem o poder sob o governo provisório de Kerenski.


 A Revolução Russa de outubro de 1917
  Pouca coisa havia mudado na Rússia com o governo de Kerenski. Liderados por Lênin então, os Bolcheviques lideraram uma nova revolução em outubro de 1917. 
  Conquistando o poder com esta revolução, Lênin e os sovietes implantaram o Socialismo* e possuíam como lema: "paz, terra, pão, liberdade e trabalho". Além dessas medidas, os Bolcheviques redistribuíram as terras para os trabalhadores do campo, nacionalizaram os bancos e passaram o poder das fábricas para a mão dos trabalhadores. 
  
  Outras medidas tomadas, foram a retirada imediata da Rússia da Primeira Guerra Mundial a partir do tratado de Brest- Litovsk, a criação do Exército Vermelho e a instalação do governo Comunista com partido único, neste caso o Partido Comunista. 



  Em 1922 é criada então a URSS - União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

 Este novo país teve grande crescimento principalmente a partir da criação da NEP - Nova Política Econômica, basicamente era o estabelecimento de uma coletivização e racionalização forçada dos meios de produção. 


   Para que a revolução triunfasse em outubro de 1917, uma pessoa teve papel especial, era ele: Leon Trotsky. Sua ação com o Exército Vermelho contra o Exército Branco, dos Mencheviques é parte importante da Revolução. Junto a Lênin e Stalin triunfaram na ideia de de vencer o Czarismo e assim dar uma nova situação social à Rússia e nações adjacentes, que logo se tornaram uma só, A União Soviética. 
Stalin, Lênin e Trotsky em foto de 1918 após a revolução de outubro. 
  Em 1924 Lênin morre e a pergunta que fica é, quem assumirá o poder e que rumos tomará a União das Repúblicas Socialista Soviéticas? 
  Stalin e Trostsky possuem ideias divergentes sobre a revolução. 

  Lênin preferia Trostsky, mas não teve força para fazer sua vontade prevalecer sobre o partido. Após sua morte em janeiro de 1924, uma junta governativa assume o poder e entre eles estava Stalin que a partir de conspirações e de uma campanha difamatória contra Trotsky, vira líder supremo da URSS neste mesmo ano. Além disso planeja e tem êxito no assassinato de Trotsky no Mèxico com golpes de picareta na cabeça. 

Assim, termina a era de Lênin, a revolução havia sido bem sucedida e começa uma nova era na URRS, a era de Stalin.